terça-feira, 28 de outubro de 2008

Deu no Globo

TODAS AS FORMAS DE HUMOR

- João Pimentel

Festival Internacional homenageia Veríssimo, Laerte e Angeli com exposições retrospectivas

O espírito bem-humorado do carioca foi o ponto de partida para a criação de um evento que reúne todas as formas de humor. Com exposições retrospectivas de Angeli, Laerte e Verissimo; uma mostra de cartuns do mundo inteiro; e uma série de shows, o I Festival Internacional de Humor do Rio de Janeiro começa nesta quarta-feira, às 19h30, no Centro Cultural Correios (CCC), com a entrega do Prêmio Desenho de Imprensa 2008. A programação se estende ainda pelo Espaço Cultural Oi Futuro e pelo Teatro do Jockey, que abrigará os finalistas do Prêmio Estadual de Esquetes de Humor, concorrentes ao Troféu Oscarito.

- O festival surgiu pela necessidade de retomar o projeto original do Salão Carioca de Humor, que abriu uma lacuna quando deixou de organizar a reunião de todos os desenhistas. Quando o Darcy Ribeiro criou o salão, sonhava com grande encontro dos artistas, e deles com o público. No ano passado, fizeram apenas o concurso nacional, que é otimo por investir mais nos novos talentos - conta a coordenadora do festival, Eliana Caruso. - Optamos por fazer um festival no Rio por ser a capital do humor.



A exposição “Angeli genial” aborda os 35 anos de carreira do chargista, cartunista, ilustrador, quadrinista, capista e artista gráfico que fez escola ao criar, nos anos 80, a série “Chiclete com banana”. Com quadrinhos publicados, atualmente, em 14 jornais brasileiros, ele já recebeu 26 prêmios HQMix, o principal do desenho brasileiro. Além das mais de 120 obras expostas, haverá uma mostra anexa, “Dossiê Rê Bordosa”, com os bonecos e cenários utilizados para o filme de animação de mesmo nome, de César Cabral, premiado pelo júri popular do Anima Mundi 2008.

"Laerte et real" mostra a trajetória do artista que começou como desenhista político nos anos 80. criando personagens para sindicatos. Nos anos 80, num estilo mais humorístico, influenciou, juntamente com Angeli, toda uma geração de quadrinhistas. Nos anos 90, aproximou seu desenho das artes plásticas. Hoje é publicado em 12 jornais braleiros.

Haverá, ainda, uma mostra com obras realizadas em conjunto por Angeli e Laerte, além de série individuais que apresentam semelhanças de estilos, como uma de quadrinhos infantis, tendo de um lado o personagem "Ozzy" (Angeli) e de outro "Suria" (Laerte). A exposição terá painéis interativos onde o público poderá brincar com personagens dos dois artistas.



- Não estou muito a par da programação geral do festival. Na verdade, me concentrei mais na exposição. É uma mostra retrospectiva e é um pouco assustador fazer algo assim. Mas, para o público em geral, sempre é interessante ver o trabalho do artista de uma forma total. E eu nunca fiz uma mostra minha no Rio de Janeiro. Para o carioca, vai ser bastante informativo. Tem muito da produção dos anos 80, que é um pouco mais conhecida, e também tem uma parte de trabalhos inéditos, rascunhos, que funcionam um pouco como um making of - conta Laerte.

Já "Ver Veríssimo" mostra a produção de desenhos do escritor Luís Fernando Veríssimo. São mais de cem obras expostas e haverá também um espaço de leitura, onde o público poderá ler alguns dos livros do artista.



- Acho que o Luis Fernando Veríssmo é a síntese, a alma do nosso festival. Ao homenageá-lo estamos ressltando um lado dele menos conhecido do público em geral. Ele é um desenhista delicioso, além do escritor de peças e livros de humor. Os cariocas poderão ver, por exemplo, a Família Brasil, que é genial. - diz Eliana.

Outras duas mostras acontecem paralelamente ao Festival. A "Prêmio Desenho de Imprensa 2008", com as obras finalistas do concurso destinado a artistas porifssionais e do qual participaram alguns dos principais ilustradores brasileiros, e a "World Press Cartoon", importada de Portgual, organizada pelo maior concurso de desenho jornalístico do mundo. A exposição apresenta as obras premiadas em todas as edições já realizadas do WPC.

No espaço Oi Futuro, sempre com entrada franca, acontece a exposição virtual "Humor Mix" reunindo uma seleção de todas as mostras que estarão acontecendo no CCC. Haverá ali também uma mostra de charges animadas feitas pelo cartunista Chico Caruso para o "Jornal Nacional".

O mesmo Chico e seu irmão Paulo, com participação de Aroeira, e acompanhados pela Orquestra acional, apresentam , no Teatro do Centro Cultural Correios, o show "Brasil 2008: Tsunami não é biscoito - de D João a Lobão, 200 anos de esculhambação".

Já o Teatro do Oi Futuro exibirá filmes como "Wood & Stock: Sexo, orégano e rock n roll", "Los Tres Amigos", "A Cauda do Dinossauro", "Cartum netiuorque", e shows de humor de artistas como Leandro Hassum, Damilo Gentili, Fernando Caruso e Murilo Gun, cujos vídeos de humor no Youtube já foram vistos por mais de um milhao e meio de pessoas.




clique nas imagens para ver num tamanho maior