sábado, 1 de novembro de 2008

Deu no Diário de Pernambuco

Prêmios para quem sabe fazer arte

1º Festival Internacional de Humor do Rio consagra o Diario de Pernambuco, jornal que valoriza ilustrações na diagramação e promove o talento de seus profissionais
.

André Dib // Especial para o Diario


Profissionais da equipe de arte do Diario de Pernambuco voltam a se destacar no panorama nacional da ilustração. Eles estão entre os melhores do Brasil, de acordo com o resultado do Prêmio Desenho de Imprensa 2008, promovido pelo 1º Festival Internacional de Humor do Rio. Christiano Mascaro, Jarbas Domingos e Gregório Vieira (Greg) figuram entre feras do ramo, como Carlus, Cau Gomez , Aroeira, Baptistão e Dálcio. Além disso, outros artistas dos Diarios Associados foram selecionados: Kácio, Kleber e F.C Lopes, pelo Correio Braziliense, e Quinho (Estado de Minas).


Não somente os artistas, mas o próprio jornal será premiado durante a cerimônia, marcada para a noite de hoje, no Rio de Janeiro. O júri, formado por editores de jornais de grande circulação, mais dois críticos (Rafael Cardoso e Renato Alarcão), criou um prêmio especial - e inédito - para veículos que valorizam ilustrações na diagramação. "O júri decidiu na hora. A categoria não estava previstano regulamento, mas alguns trabalhos chamaram a atenção do júri, não só pelas ilustrações, mas pela beleza e ousadia das páginas. Nesse sentido, o Diario é o grande campeão do concurso", garante o curador do evento, Ricky Goodwin. Segundo ele, o objetivo do prêmio inédito é incentivar os jornais a investir nessa linha. "Normalmente, a ilustração é colocada num espaço restrito, numa página cheia de texto. Só que o Diario inverteu essa lógica e valorizou o desenho, o que chama a atenção do leitor".


Para o editor de arte do Diario, Christiano Mascaro, a premiação é mais um sinal de reconhecimento. "Estamos amadurecendo os recursos gráficos como algo conceitual, e não somente de embelezamento", avalia. "Em mais de dez anos de casa, posso dizer que não há equipe tão azeitada quanto hoje, que atua bem em qualquer área da ilustração", afirma Mascaro, que também se destaca pelo projeto especial Nobreza do Cordel. A capa, uma composição de várias gravuras de J. Borges, é um atraente mote para convidar o leitor a adentrar na história do cordelista Leandro Gomes de Barros. "Foi um desafio, pois não havia muitos recursos iconográficos. Então usei a textura das xilogravuras, e redesenhei tudo como se fosse uma xilogravura digital", conta o artista.



Greg, que representará a equipe na cerimônia de premiação, levou o terceiro lugar pela história em quadrinhos Vingança do diabo, produzida para a série Na trilha do cangaço. Jarbas foi selecionado como prêmio catálogo nas categorias ilustração (Infarto, o mal dos jovens - publicado no caderno Vida Urbana) e desenho de humor (cartum publicado no Viver). "Não é comum haver espaço para cartum nos jornais, e isso é importante por ser uma extensão para trabalhos autorais", ressalta Jarbas.

Prestando homenagem aos artistas Angeli, Laerte e Luís Fernando Veríssimo, a primeira edição, o Festival Internacional de Humor do Rio tem ares de grande evento, e traz atividades multimídia cujo elemento comum é o humor. Entre as exposições, está a internacional World Press Cartoon, direto da Europa.




clique nas imagens para vê-las num tamanho maior