quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Deu novamente em O DIA

Humor refinado de O DIA vence festival

Editor executivo de Arte do jornal recebe principal prêmio de mostra, que começou ontem no Rio, por caricatura de Ronaldo



Rio - O bom humor foi premiado, quarta-feira à noite, no Centro Cultural Correios. Na abertura do I Festival Internacional de Humor do Rio de Janeiro, foram anunciados os vencedores do inédito concurso Desenho de Humor, voltado para ilustradores profissionais. O DIA foi consagrado com o primeiro lugar na categoria Caricatura com ‘Ronaldo Fenômeno’, feito pelo editor executivo de Arte do jornal, André Hippertt.

A caricatura foi publicada no dia 7 de maio, como ilustração da reportagem ‘Saco de Pancadas’, que apontava o jogador Ronaldo como alvo favorito dos humoristas, após seu polêmico episódio com travestis num motel da Barra. “A ilustração comentava o que estava sendo dito na matéria. Ronaldo havia virado um saco de pancadas, estava como um joão-bobo, e o júri levou em conta essa integração”, explicou Hippertt, que em seu trabalho busca unir elementos de design até conseguir síntese dos personagens. “O trabalho é traço e cores básicas, o mais simples possível. E nem sempre o simples é o mais fácil de fazer”, diz.

Já o chargista Aroeira, também de O DIA, entrou no catálogo do Festival com a caricatura ‘Saia Justa’, outra sobre Ronaldo, publicada na primeira página do jornal no dia 30 de abril.

Na categoria Ilustração, FC Lopes (‘O Livro do Medo’) e Carlus (‘História sem Muitas Palavras’) dividiram o primeiro lugar e Túlio Carapiá (‘Abaixo a Bastilha’) ficou em terceiro. Em Caricatura, o segundo lugar ficou com Cavalcante (‘João Ubaldo e Jorge Amado’) e, em terceiro, Cau Gomez (‘Chavez’). Já na categoria Desenho de Imprensa, Bruno Drummond (‘Gente Fina’) ficou em primeiro; Jean ( ‘Cuba’), em segundo, e Greg (‘Vingança do Diabo’), em terceiro.

O Festival Internacional de Humor fica aberto ao público até 23 de novembro. Os cartunistas Angeli e Laerte são homenageados com mostras retrospectivas de seus 35 anos de carreira. O melhor do humor gráfico de Luis Fernando Verissimo e ilustrações publicadas pela World Press Cartoon também estão em exposição no Centro Cultural Correios (Rua Visconde de Itaboraí 20, Centro). Os eventos são gratuitos.