sábado, 1 de novembro de 2008

Gente Boa cobre a abertura do FIHR



Com tradução para Portugal

Festival de Humor entrega prêmios em noite de muitas piadas



Foi, como não poderia deixar de ser, cheia de graça a abertura do Iº Festival Internacional do Rio, no Centro Cultural Correios. "Te conheço há 40 anos, mas não sabia que você era tão bom!", brincou Chico Caruso ao encontrar o desenhista Angeli, um dos homenageados do festival - junto com Luís Fernando Veríssimo e Laerte. E Angeli: "É que quando você vai lá em casa tá sempre de costas. Acaba não vendo as coisas, rá rá rá!"


Laerte & Chico Caruso com o fã


Na sala dedicada a Luís Fernando Veríssimo, Marília Kranz contava que ele, mesmo na intimidade, "quase não fala". E nem precisa. "Ele é absolutamente presente mesmo em silêncio".


Marília Kranz na sala de leitura dedicada a Veríssimo

Marília estava perto das tirinhas da Família Brasil. Uma delas mostra o pai e a mãe, encantados com o netinho. "Quem é a fofura da vovó? Quem é? Ele é muito fofinho. É sim, senhor! A vovó já volta, viu, tesouro?" A sós com o bebê, o avó cochicha: "Fica firme. Com o tempo, o nível da conversa melhora".


A mostra tem uma salinha "temática", só com os trabalhos mais, errr..., apimentados, de Angeli. Ele contava à repórter de TV que faz seu trabalho "com o maior tesão". Ela olhou com cara de vamos-ter-que-cortar-esta-parte, sem saber que, em paulistês, "tesão", neste caso, é sinônimo de felicidade, animação. Nada a a ver com sexo.


Os apresentadores Marcius Melhem e Leandro Hassum
aproveitando a sala temática "Let´s Talk About Sex"


Hora da premiação, com apresentação dos humoristas Marcius Melhem e Leandro Hassum. "Esse festival acontece nos 50 anos da bossa nova...", começou Leandro. "E aí... a gente tá cagando pra isso, dane-se. Ninguém aguenta mais esse assunto".
Marcius diz que o amigo é hors concours. E Leandro: "Não vem como esse negócio de concours pra cima de mim, hein! Isso é coisa da bossa nova. Afinal, quem é que não deu a bunda nos anos 70?"


O festival também tem trabalhos da Argentina e de Portugal, amplamente sacaneados. "O pessoal de Portugal que não estiver entendendo as piadas pode levantar a mão que a gente explica."
A cerimônia foi toda nesse clima, com gracinhas entremeando a entrega dos troféus Pequeno Jornaleiro aos vencedores. O troféu, com um menino sentado, lendo jornal, foi logo zoado pelos humoristas: "É um menino fazendo cocô?"

clique nas imagens para ver em tamanho maior

Deu no Diário de Pernambuco

Prêmios para quem sabe fazer arte

1º Festival Internacional de Humor do Rio consagra o Diario de Pernambuco, jornal que valoriza ilustrações na diagramação e promove o talento de seus profissionais
.

André Dib // Especial para o Diario


Profissionais da equipe de arte do Diario de Pernambuco voltam a se destacar no panorama nacional da ilustração. Eles estão entre os melhores do Brasil, de acordo com o resultado do Prêmio Desenho de Imprensa 2008, promovido pelo 1º Festival Internacional de Humor do Rio. Christiano Mascaro, Jarbas Domingos e Gregório Vieira (Greg) figuram entre feras do ramo, como Carlus, Cau Gomez , Aroeira, Baptistão e Dálcio. Além disso, outros artistas dos Diarios Associados foram selecionados: Kácio, Kleber e F.C Lopes, pelo Correio Braziliense, e Quinho (Estado de Minas).


Não somente os artistas, mas o próprio jornal será premiado durante a cerimônia, marcada para a noite de hoje, no Rio de Janeiro. O júri, formado por editores de jornais de grande circulação, mais dois críticos (Rafael Cardoso e Renato Alarcão), criou um prêmio especial - e inédito - para veículos que valorizam ilustrações na diagramação. "O júri decidiu na hora. A categoria não estava previstano regulamento, mas alguns trabalhos chamaram a atenção do júri, não só pelas ilustrações, mas pela beleza e ousadia das páginas. Nesse sentido, o Diario é o grande campeão do concurso", garante o curador do evento, Ricky Goodwin. Segundo ele, o objetivo do prêmio inédito é incentivar os jornais a investir nessa linha. "Normalmente, a ilustração é colocada num espaço restrito, numa página cheia de texto. Só que o Diario inverteu essa lógica e valorizou o desenho, o que chama a atenção do leitor".


Para o editor de arte do Diario, Christiano Mascaro, a premiação é mais um sinal de reconhecimento. "Estamos amadurecendo os recursos gráficos como algo conceitual, e não somente de embelezamento", avalia. "Em mais de dez anos de casa, posso dizer que não há equipe tão azeitada quanto hoje, que atua bem em qualquer área da ilustração", afirma Mascaro, que também se destaca pelo projeto especial Nobreza do Cordel. A capa, uma composição de várias gravuras de J. Borges, é um atraente mote para convidar o leitor a adentrar na história do cordelista Leandro Gomes de Barros. "Foi um desafio, pois não havia muitos recursos iconográficos. Então usei a textura das xilogravuras, e redesenhei tudo como se fosse uma xilogravura digital", conta o artista.



Greg, que representará a equipe na cerimônia de premiação, levou o terceiro lugar pela história em quadrinhos Vingança do diabo, produzida para a série Na trilha do cangaço. Jarbas foi selecionado como prêmio catálogo nas categorias ilustração (Infarto, o mal dos jovens - publicado no caderno Vida Urbana) e desenho de humor (cartum publicado no Viver). "Não é comum haver espaço para cartum nos jornais, e isso é importante por ser uma extensão para trabalhos autorais", ressalta Jarbas.

Prestando homenagem aos artistas Angeli, Laerte e Luís Fernando Veríssimo, a primeira edição, o Festival Internacional de Humor do Rio tem ares de grande evento, e traz atividades multimídia cujo elemento comum é o humor. Entre as exposições, está a internacional World Press Cartoon, direto da Europa.




clique nas imagens para vê-las num tamanho maior



sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Deu no G1

Festival de humor faz homenagem a Angeli, Laerte e Veríssimo

Exposições trazem retrospectiva de carreiras de artistas e escritor.
Programação inclui espetáculos teatrais, filmes e debates.




Até 23 de novembro, o bom humor vai ter endereço certo em terras cariocas: o Festival Internacional de Humor do Rio. Organizado pela mesma equipe que produziu o Salão Carioca de Humor, entre 2004 e 2007, o evento vai homenagear os cartunistas paulistas Angeli e Laerte e o escritor gaúcho Luís Fernando Veríssimo.


Três espaços – o Centro Cultural Correios, o Oi Futuro e o Teatro do Jockey - abrigam a vasta programação, que inclui espetáculos teatrais, debates e exposições.



A mostra “Angeli Genial” traz um garimpo entre as mais de 27 mil obras do desenhista. O resultado é uma retrospectiva dos 35 anos de sua carreira. Já a exposição “Laerte Et Real” conta com mais de duzentas obras de um dos mais conceituados desenhistas brasileiros. O festival traz ainda obras realizadas em conjunto por Angeli e Laerte, com painéis interativos onde o público poderá brincar com personagens dos dois artistas.



Um outro lado de Veríssimo

Já os fãs de Luís Fernando Veríssimo terão a oportunidade de conhecer um outro lado do escritor: suas crônicas desenhadas. A exposição “Ver Veríssimo” trará cerca de cem obras desenhadas por Veríssimo, recheadas de humor e ironia.

Esta é a primeira edição do Festival Internacional de Humor do Rio que, segundo os organizadores, tem o objetivo de divulgar a produção artística brasileira e mostrar um pouco da arte e do senso de humor brasileiros.

O público terá a oportunidade ainda de conhecer o que está sendo produzido em outros países no campo do humor.

A mostra “World Press Cartoon” traz 67 obras que compõem a exposição organizada pelo maior concurso de Desenho de Imprensa do mundo, sediado em Portugal.


Como conferir a programação das exposições


Como conferir a programação dos espetáculos


clique nas imagens para ve-las num tamanho maior



Deu no RJTV


Festival de Humor expõe o cotidiano através de piadas

Os cariocas vão ter um mês para conferir esquetes, concursos e exposições de cartunistas brasileiros e estrangeiros.



Nada melhor que rir para superar uma situação difícil ou embaraçosa. No primeiro Festival Internacional do Humor do Rio de Janeiro, artistas fazem graça com o nosso cotidiano.

A Premiação em Festival de Humor só poderia ser com o astral lá em cima. O cartunista Angeli é um dos homenageados. E acredite: para o autor de alguns dos personagens mais engraçados das páginas dos jornais, uma dose de mau humor ajuda na hora de fazer a piada.



“A pessoa que vê o mundo através do humor necessariamente não precisa ser o falastrão, não precisa ser o animador de festas. Ele pode ser mal humorado e a maioria dos humoristas são mal humorados”, revela Angeli.

O riso na exposição pode ser traduzido de diversas formas: com bonecos, palavras ou desenhos. Os artistas mostram como o bom humor pode fazer a diferença no dia-a-dia das pessoas.



“O dia-dia é quando você está lendo a notícia ou até talvez eles é que conduzam melhor você pela leitura quando você tem uma imagem falando”, diz a coordenadora da exposição Eliana Caruso.

O público se diverte com as tirinhas que fazem sucesso em jornal e em charges da internet.



“Cada tira é uma tira. Às vezes sai uma piada, às vezes sai uma coisa mais literária ou crônica”, fala Laerte.




Deu no Bom Dia Rio (TVGlobo)

Festival Internacional do Humor traz alegria para o Rio de Janeiro

Com risadas do início ao fim, durante um mês, o evento vai ter uma programação variada, com exposições, concursos de desenhos, esquetes, debates e espetáculos.


No primeiro Festival de Humor do Rio de Janeiro, até a premiação é engraçada.O bom-humor que faz parte do dia-a-dia do carioca está presente no festival. Em uma das salas, estão expostas as histórias em quadrinhos que fazem sucesso no jornal.

O teatro também marca presença no festival. Os irmãos Caruso fazem um show sobre os 200 anos da chegada da família real ao país. “Quando você ri de alguma coisa, de certa maneira você superou, não adianta ser de outra maneira”, fala Chico Caruso.


O cartunista Laerte é um dos homenageados do evento. Em um do espaços da exposição, o público vai poder conferir um pouco do trabalho do artista .“É uma exposição retrospectiva e te obriga a pensar o que você fez no seu passado e ser um portador de um certo futuro e nada disso é garantido, revela Laerte.


“Você não só se diverte, mas também vai poder ver a técnica e encontrar os originais. Você está acostumado a ver nos jornais, mas agora você verá o original, ver o ponto de partida do desenho", conta Eliana Caruso, coordenadora do festival.





quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Deu novamente em O DIA

Humor refinado de O DIA vence festival

Editor executivo de Arte do jornal recebe principal prêmio de mostra, que começou ontem no Rio, por caricatura de Ronaldo



Rio - O bom humor foi premiado, quarta-feira à noite, no Centro Cultural Correios. Na abertura do I Festival Internacional de Humor do Rio de Janeiro, foram anunciados os vencedores do inédito concurso Desenho de Humor, voltado para ilustradores profissionais. O DIA foi consagrado com o primeiro lugar na categoria Caricatura com ‘Ronaldo Fenômeno’, feito pelo editor executivo de Arte do jornal, André Hippertt.

A caricatura foi publicada no dia 7 de maio, como ilustração da reportagem ‘Saco de Pancadas’, que apontava o jogador Ronaldo como alvo favorito dos humoristas, após seu polêmico episódio com travestis num motel da Barra. “A ilustração comentava o que estava sendo dito na matéria. Ronaldo havia virado um saco de pancadas, estava como um joão-bobo, e o júri levou em conta essa integração”, explicou Hippertt, que em seu trabalho busca unir elementos de design até conseguir síntese dos personagens. “O trabalho é traço e cores básicas, o mais simples possível. E nem sempre o simples é o mais fácil de fazer”, diz.

Já o chargista Aroeira, também de O DIA, entrou no catálogo do Festival com a caricatura ‘Saia Justa’, outra sobre Ronaldo, publicada na primeira página do jornal no dia 30 de abril.

Na categoria Ilustração, FC Lopes (‘O Livro do Medo’) e Carlus (‘História sem Muitas Palavras’) dividiram o primeiro lugar e Túlio Carapiá (‘Abaixo a Bastilha’) ficou em terceiro. Em Caricatura, o segundo lugar ficou com Cavalcante (‘João Ubaldo e Jorge Amado’) e, em terceiro, Cau Gomez (‘Chavez’). Já na categoria Desenho de Imprensa, Bruno Drummond (‘Gente Fina’) ficou em primeiro; Jean ( ‘Cuba’), em segundo, e Greg (‘Vingança do Diabo’), em terceiro.

O Festival Internacional de Humor fica aberto ao público até 23 de novembro. Os cartunistas Angeli e Laerte são homenageados com mostras retrospectivas de seus 35 anos de carreira. O melhor do humor gráfico de Luis Fernando Verissimo e ilustrações publicadas pela World Press Cartoon também estão em exposição no Centro Cultural Correios (Rua Visconde de Itaboraí 20, Centro). Os eventos são gratuitos.

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Deu no Globo

TODAS AS FORMAS DE HUMOR

- João Pimentel

Festival Internacional homenageia Veríssimo, Laerte e Angeli com exposições retrospectivas

O espírito bem-humorado do carioca foi o ponto de partida para a criação de um evento que reúne todas as formas de humor. Com exposições retrospectivas de Angeli, Laerte e Verissimo; uma mostra de cartuns do mundo inteiro; e uma série de shows, o I Festival Internacional de Humor do Rio de Janeiro começa nesta quarta-feira, às 19h30, no Centro Cultural Correios (CCC), com a entrega do Prêmio Desenho de Imprensa 2008. A programação se estende ainda pelo Espaço Cultural Oi Futuro e pelo Teatro do Jockey, que abrigará os finalistas do Prêmio Estadual de Esquetes de Humor, concorrentes ao Troféu Oscarito.

- O festival surgiu pela necessidade de retomar o projeto original do Salão Carioca de Humor, que abriu uma lacuna quando deixou de organizar a reunião de todos os desenhistas. Quando o Darcy Ribeiro criou o salão, sonhava com grande encontro dos artistas, e deles com o público. No ano passado, fizeram apenas o concurso nacional, que é otimo por investir mais nos novos talentos - conta a coordenadora do festival, Eliana Caruso. - Optamos por fazer um festival no Rio por ser a capital do humor.



A exposição “Angeli genial” aborda os 35 anos de carreira do chargista, cartunista, ilustrador, quadrinista, capista e artista gráfico que fez escola ao criar, nos anos 80, a série “Chiclete com banana”. Com quadrinhos publicados, atualmente, em 14 jornais brasileiros, ele já recebeu 26 prêmios HQMix, o principal do desenho brasileiro. Além das mais de 120 obras expostas, haverá uma mostra anexa, “Dossiê Rê Bordosa”, com os bonecos e cenários utilizados para o filme de animação de mesmo nome, de César Cabral, premiado pelo júri popular do Anima Mundi 2008.

"Laerte et real" mostra a trajetória do artista que começou como desenhista político nos anos 80. criando personagens para sindicatos. Nos anos 80, num estilo mais humorístico, influenciou, juntamente com Angeli, toda uma geração de quadrinhistas. Nos anos 90, aproximou seu desenho das artes plásticas. Hoje é publicado em 12 jornais braleiros.

Haverá, ainda, uma mostra com obras realizadas em conjunto por Angeli e Laerte, além de série individuais que apresentam semelhanças de estilos, como uma de quadrinhos infantis, tendo de um lado o personagem "Ozzy" (Angeli) e de outro "Suria" (Laerte). A exposição terá painéis interativos onde o público poderá brincar com personagens dos dois artistas.



- Não estou muito a par da programação geral do festival. Na verdade, me concentrei mais na exposição. É uma mostra retrospectiva e é um pouco assustador fazer algo assim. Mas, para o público em geral, sempre é interessante ver o trabalho do artista de uma forma total. E eu nunca fiz uma mostra minha no Rio de Janeiro. Para o carioca, vai ser bastante informativo. Tem muito da produção dos anos 80, que é um pouco mais conhecida, e também tem uma parte de trabalhos inéditos, rascunhos, que funcionam um pouco como um making of - conta Laerte.

Já "Ver Veríssimo" mostra a produção de desenhos do escritor Luís Fernando Veríssimo. São mais de cem obras expostas e haverá também um espaço de leitura, onde o público poderá ler alguns dos livros do artista.



- Acho que o Luis Fernando Veríssmo é a síntese, a alma do nosso festival. Ao homenageá-lo estamos ressltando um lado dele menos conhecido do público em geral. Ele é um desenhista delicioso, além do escritor de peças e livros de humor. Os cariocas poderão ver, por exemplo, a Família Brasil, que é genial. - diz Eliana.

Outras duas mostras acontecem paralelamente ao Festival. A "Prêmio Desenho de Imprensa 2008", com as obras finalistas do concurso destinado a artistas porifssionais e do qual participaram alguns dos principais ilustradores brasileiros, e a "World Press Cartoon", importada de Portgual, organizada pelo maior concurso de desenho jornalístico do mundo. A exposição apresenta as obras premiadas em todas as edições já realizadas do WPC.

No espaço Oi Futuro, sempre com entrada franca, acontece a exposição virtual "Humor Mix" reunindo uma seleção de todas as mostras que estarão acontecendo no CCC. Haverá ali também uma mostra de charges animadas feitas pelo cartunista Chico Caruso para o "Jornal Nacional".

O mesmo Chico e seu irmão Paulo, com participação de Aroeira, e acompanhados pela Orquestra acional, apresentam , no Teatro do Centro Cultural Correios, o show "Brasil 2008: Tsunami não é biscoito - de D João a Lobão, 200 anos de esculhambação".

Já o Teatro do Oi Futuro exibirá filmes como "Wood & Stock: Sexo, orégano e rock n roll", "Los Tres Amigos", "A Cauda do Dinossauro", "Cartum netiuorque", e shows de humor de artistas como Leandro Hassum, Damilo Gentili, Fernando Caruso e Murilo Gun, cujos vídeos de humor no Youtube já foram vistos por mais de um milhao e meio de pessoas.




clique nas imagens para ver num tamanho maior

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

RELAÇÃO DE ESQUETES QUE FORAM SELECIONADOS PARA A FINAL

Como Fazer Teatro Contemporâneo e influenciar Pessoas # Rodrigo Simões

Balaio de Gato # Cristina Fagundes

Saia Justa # Tatiane Pasquale

Mundo da Lua # Guto Andrade

Traição à Gomes de Sá # Renato Albuquerque

No Parapeito # José Auro

Incontratos # Felipe De Carolis

Assassinos de Aluguel # Saulo Rodrigues

No seu Aparelho # Flávia Paulo

O Telefone # Marcelo Dias

Atriz Regina em seu Inferno Musical # Paula Alexander

Natasha # Tatiana Trinxet

A Presença de Santiago # Vinícius Arneiro

Mundo Karão # Sidney Oliveira

Furiana Quer Desopilar # Patrícia Pinho

Musical Disney # Leandro Muniz

Lona # Felipe Sabugosa

Eu, hein? # Átila Calche


Pelo menos um representante de cada grupo deverá comparecer à reunião que acontecerá dia 29 de outubro às 15h no Teatro do Jockey.

A apresentação dos esquetes finalistas será nos dias 16 de 17 de novembro, no Teatro do Jockey. Não percam!!!

domingo, 26 de outubro de 2008

Deu no Dia



Premiadas no I Festival Internacional de Humor do Rio,
caricaturas publicadas em O DIA participam de exposição.



HUMOR SEM FRONTEIRA


Ricardo Calazans




Para quem trabalha com humor, Ronaldo é uma fenomenal fonte de inspiração. E as poucas e boas que o jogador aprontou nos últimos meses ajudaram o editor executivo de Arte de ODIA e o chargista Aroeira a faturar prêmios no I Festival Internacional de Humor do Rio de Janeiro, que de hoje a 23 de novembro reúne o melhor das piadas, gráficas ou não, do Brasil e do mundo no Centro Cultural Correios, Oi Futuro e Teatro do Jockey.

A ilustração de André Hippertt para a reportagem ‘Saco de Pancadas’, publicada dia 7 de maio, foi a caricatura mais votada pelo júri. “Eu procuro, na caricatura, chegar à síntese gráfica dos personagens.

O Ronaldo, na época, estava sendo muito criticado e imaginei-o como um joão-bobo, que combinava com o título da reportagem”, explica Hippertt.

O chargista Aroeira, também de O DIA, entrou no catálogo do Festival com a charge ‘Saia Justa’, publicada no dia 30 de abril, também sobre o caso Ronaldo x travestis. “Nos últimos 10 anos, Ronaldo, Fernando Henrique Cardoso e Cesar Maia foram os personagens que mais desenhei. FH pela vaidade, Cesar pela grandiloqüência e Ronaldo por ser essa grande fonte de confusões”, brinca o ilustrador.

O Festival, porém, vai muito além de Ronaldo.

Criado pelos mesmos organizadores do Salão Carioca de Humor, o evento visa a diversidade — desde que seja engraçada. “O principal é o humor desenhado, mas há também teatro, cinema de animação e música”, explica Ricky Goodwin, roteirista do ‘Casseta & Planeta’ e um dos curadores do Festival.

Os cartunistas Angeli e Laerte, que têm tiras publicadas diariamenteemODIA D, são os homenageados do Festival, com as extensas mostras ‘Angeli / Genial’ e ‘Laerte /Et Real’. Já ‘Ver Verissimo’ apresenta o trabalho de humor de Luis Fernando Verissimo com desenhos, menos conhecido.

E, como é internacional, há exposição da World Press Cartoon, com 67 trabalhos premiados de vários cantos do mundo. “Nessa mostra também temos brasileiros. Em futebol e nos cartuns, nós somos craques”, brinca Goodwin.


DESTAQUES


DESENHO DE IMPRENSA

O Centro Cultural Correios (Rua Visconde de Itaboraí 20, Centro) reúne 70 desenhos de ilustradores profissionais de todo o País.

LAERTE E ANGELI

Mostras reúnem 200 desenhos de Angeli e 300 de Laerte, que festejam 35 anos de carreira. No CCC.

ESQUETES

Danilo Gentili, Fernando Caruso e outros revezam-se, no teatro do Oi Futuro, em shows de humor. Rua Dois de Dezembro 63, Flamengo.

CINEMA

Angeli é homenageado com longas (‘Wood & Stock’) e curtas (‘Dossiê Rê Bordosa’) inspirados em seus personagens.
No Oi Futuro. A inauguração é hoje, às 19h30, no Teatro dos Correios.






Crítica ao presidente Bush estpa entre os 300 desenhos de Angeli que participam da exposição:


clique no angeli para ve-lo maior

O Chávez é de autoria de Cau Gomez (terceiro lugar em caricatura)

Deu no Quadro Mágico



CARTUM DE JARBAS, SELECIONADO PARA INTEGRAR CATÁLOGO

A primeira edição do Festival Internacional de Humor do Rio divulgou ontem o resultado do Prêmio Desenho de Imprensa 2008.



ILUSTRAÇÃO DE FRAGA PARA A ROLLING STONE

Em cada categoria, os três primeros colocados recebem o troféu oficial do evento e, no caso de residirem fora do Rio, passagem e hospedagem para a cerimônia de premiação, marcada para esta quarta-feira, 22.10.



ILUSTRAÇÃO DE CAU GOMEZ SELECIONADO PARA CATÁLOGO

Além disso, o primeiro lugar recebe o prêmio de R$6 mil, com exceção da categoria ilustração, em que houve empate, com cada artista recebendo R$5 mil. O segundo lugar recebe R$4 mil.



WOODY ALLEN CARICATURADO POR KLÉBER (PRÊMIO CATÁLOGO)

O júri decidiu criar o prêmio especial Valorização do Desenho, voltado para veículos de imprensa que tenham enfatizado o uso de ilustrações em sua diagramação.



MARIANA MASSARANI: CHEGADA DA FAMILIA REAL (PRÊMIO CATÁLOGO)

Confira o Quadro Mágico

Deu na Vejinha

I FESTIVAL INTERNACIONAL DE HUMOR DO RIO DE JANEIRO

O evento vai ocupar três espaços da cidade com exposições de humor gráfico e uma seleção de esquetes cômicos. No Centro Cultural Correios, o público poderá ver os participantes do Prêmio Desenho de Imprensa 2008, obras do internacional World Press Cartoon e trabalhos de Angeli, Laerte e Veríssimo, homenageados no festival. Lá acontece também, de quinta a sabado, às 19:30, show dos irmãos Chico e Paulo Caruso.

O Oi Futuro vai abrigar uma exposição virtual do melhor do festival, uma mostra de charges animadas de Chico Caruso e apresentações de Leandro Hassum, Danilo Gentili, Murilo Gun e outros humoristas.

No Teatro do Jóckey, em novembro, será anunciada a premiação do Festival Estadual de Esquetes.

Centro Cultural Correios (200 lugares) Rua Visconde de Itaboraí 20, Centro, 2253-1580
Oi Futuro (100 lugares) Rua Dois de Dexembro 63, Flamengo, 3131-3060
Teatro do Jockey (84 lugares) Rua Mário Ribeiro 410, Jardim Botânico, 2540-9853





A ilustração é da série "Ópera Rock", de autoria de Angeli.
Clique nela para ver maior.